domingo, 15 de novembro de 2015

INSTALANDO PACOTES .TAR.GZ E .TAR.BZ2 NO LINUX UBUNTU E FEDORA E MANJARO



Baixei um arquivo bz2 ou gz e Agora?

Nesse momento um usuário novo no Linux pode se "desesperar", 
Baixei um arquivo .bz2 ou .gz e agora? Muita calma nessa hora, aqui vou explicar como instalar esses pacotes no linux, esse tutorial, serve tanto para as distribuições Fedora, Ubuntu, Linux Mint, Debian, entre outros.
Primeiramente precisamos acessar o local onde está o arquivo que queremos instalar, para isso precisamos usar o comando cd seguido do endereço do local, dessa forma:

$ cd /home/usuário/pasta onde se localiza o arquivo

$ ls

Com esse comando ls, você irá listar o conteúdo da pasta. Agora dependendo do formato do arquivo, você precisará usar a seguinte combinação:

tar -jxvf nome_do_pacote.tar.bz2 

Se for um arquivo bz2, ou:

$ tar -zxvf nome_do_pacote.tar.gz 

Se for um arquivo .gz
Resumindo, você irá trocar a letra j pela z, dependendo do arquivo que estamos instalando, se bz2 colocamos j e se for gz, colocamos z antes de xvf
Em alguns raros casos o programa já estará instalado apenas digitando os passos listados acima, faltando apenas você digitar no terminal o seguinte comando para iniciar o programa ./nome do programa, como no caso do Stremio, e do SIM câmera Intelbras. No caso ficaria assim:

./SIM

ou

./Stremio

Se esses códigos não iniciarem o programa, vá dentro da pasta que você instalou o programa (no meu caso eu crio sempre a pasta programas diversos na pasta pessoal) e clique no arquivo gerado pela descompactação do programa.



E pronto, ele deve iniciar sem problemas.

Mas normalmente, quando você digita esses comandos no terminal, você precisará digitar ./configure, para preparar o Linux para instalação do programa, e logo depois instalar através dos seguintes comandos:

$ make install (instala o programa no Linux)

$ make

E pronto, já pode usar seu programa no Linux


Veja também:

Nenhum comentário:
Write comentários

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

Translate

Recent