RECENTES

DESTAQUES

LEIA TAMBÉM

OUTRAS

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

segunda-feira, 23 de maio de 2016

COMPILANDO E INSTALANDO PROGRAMAS .DEB NO FEDORA

Imagem disponível em: https://i.ytimg.com/vi/nMykdJIfks0/maxresdefault.jpg 


Venho desta vez apresentar uma ferramenta simples, porém muito importante que é compilar pacotes .deb para o Fedora. Como podemos perceber, o Fedora utiliza por padrão os pacotes rpm(Red Hat Package Manager), porém existem muitos programas que são portados primeiramente ou definitivamente para o Ubuntu e distros Debian, ocorrendo uma demora ou espera em vão que tais programas sejam portados para o universo RPM. Isso nos causa um certo desconforto, que pode ser diminuído através dessa poderosa ferramenta que vou abordar agora.

Para compilar programas .deb no Fedora, precisamos primeiramente instalar o pacote dpkg, com o comando sudo dnf install dpkg. Após isso seguimos o mesmo procedimento quando instalamos um programa rpm pelo terminal. Só que ao invés de digitar rpm -i NomeDoPrograma, vamos trocar o rpm pelo comando dpkg, ficando desta forma:

dpkg -i NomeDoPrograma

É claro que precisamos primeiramente abrir a pasta onde se localiza o arquivo pelo terminal, e para isso digitamos cd /Usuário/PastaLocal/LocalDoArquivo

Espero que aproveitem essa nova dica.

Nenhum comentário:
Write comentários

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

MAIS ANTIGAS

Translate

Recent