terça-feira, 30 de agosto de 2016

ATALHOS DO TECLADO PARA GNOME SHELL

Nessa matéria irei abordar alguns atalhos do teclado, que para usuários antigos pode até parecer simples, contudo, para novatos no Linux, ou até mesmo aqueles que nunca utilizaram a interface Gnome, será um grande auxiliar.


Visualizando todos aplicativos ativos e áreas de trabalho




Na interface Gnome, temos um recurso para visualizar todas as janelas dos aplicativos que estão ativas, além das áreas de trabalho disponíveis, e para isso basta clicar na tecla super (tecla com a janelinha), e pronto, você terá uma ampla visualização, de diversas tarefas que estão sendo executadas ao mesmo tempo.


Acessando o calendário





Na interface Gnome, basta clicar utilizar os comandos super(tecla com a janela) + v e temos rápido acesso ao calendário e área de notificações.



Visualizando Dash com todos os aplicativos






Basta utilizar os comandos super(tecla com a janela) + A, e temos de maneira rápida, o acesso a todos dos aplicativos instalados.



Para visualizar a área de trabalho




Esse atalho tão conhecido dos usuários do Windows não vem configurado automaticamente, para configurá-lo, você precisa acessar, configurações, teclado, navegação, ocultar todas as janelas normais, e então escolher qual melhor atalho você prefere, eu uso o super + d, como no Windows e no MacOS.



Movendo a janela em uso para outra área de trabalho


Para usar esse recurso, basta utilizar os comandos super + shift + PgDn para mover para próxima área de trabalho, ou super + shift + PgUp para mover para área de trabalho anterior.





Atalhos do Terminal

Parece algo simples, mas um usuário recém chegado  pode estranhar quando se deparar com a questão que o Ctrl+c e Ctrl+v não funcionem no terminal Linux. Calma, é possível configurar que eles recebam esses comandos, mas se você não sabe ou não quer configurar desta forma, e desconhece como utilizar esse recurso, é simples, os terminais entendem esse comando unindo a tecla Shift, isso mesmo o Ctrl+c vira  Ctrl+Shift+c, e o Ctrl+v, da mesma forma vira Ctrl+Shift+v. Simples assim.

Espero que gostem das dicas, são bem simples mas podem tornar o seu dia de trabalho muito mais produtivo.  

Já usaram algum desses ou possuem alguma sugestão de atalho diferente? Deixe aqui o seu comentário

Acabou de instalar o Fedora e não sabe o que fazer? Assista o nosso vídeo o que fazer após instalar o Fedora



Nenhum comentário:
Write comentários

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

Translate

Recent