terça-feira, 23 de agosto de 2016

FEDORA: O REPOSITÓRIO QUE VIROU UM PROJETO




Hoje irei aborda sobre a origem do projeto Fedora. (se quiser saber porque Projeto Fedora clique aqui). Tudo começou quando a Red Hat, percebeu que a grande jogada nos negócios do mundo do software livre, não se trata-va na venda e sim no suporte que a mesma poderia oferecer para as empresas, pois as pessoas não comprariam um novo sistema a cada ano. Então decidiu descontinuar o Red Hat para desktops comuns, e prosseguiu com as soluções empresariais. Tal decisão resultou em poucos anos a conquistar clientes em potencias que alavancaram o patamar da empresa, de uma micro empresa, para uma companhia que estava em lugares antes inimagináveis como a bolsa de valores de Nova York e a do Japão.


No momento que a empresa decidiu descontinuar sua versão de desktop número 9 para o usuário comum, decidiu não deixar esses usuários totalmente órfãos. Chegou a conclusão de investir em um projeto que não se tratasse apenas de uma distribuição Linux, mas que contribuísse  muito além no desenvolvimento do software livre. Então a Red Hat entrou em contato com Warren Togami da universidade de Hawaii, nos EUA, que havia criado um repositório de pacotes rpm, similar ao EPEL, um conjunto de pacotes extras que existe para Red Hat, semelhante aos atuais rpm fusion e nonfree do Fedora, e justamente esse era o nome do repositório, Fedora. Nesse momento surgia o projeto. 


Dentre algumas características ou lemas desse projeto, se destacam os lançamentos a cada 6 meses de uma nova versão do sistema contendo as últimas tecnologias do mundo open source, recebendo como testes para aprimoramentos que vão integrar as próximas versões do Red Hat. Que por sua vez serão recompiladas para o CentOS. 

Já conhecia a história do Fedora? Se não, comente a sua opinião e se já usou ou pretende testar esse sistema. 


Veja também:



FEDORA TEM COMO GRANDE COLABORADORA A RED HAT, MAS QUEM É A RED HAT?


FEDORA: DISTRIBUIÇÃO LINUX OU UM PROJETO?


PREFEITURA DE MUNIQUE USA LINUX DESDE 2003


Nenhum comentário:
Write comentários

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

Translate

Recent