domingo, 7 de agosto de 2016

UMA ANALISE DO OPENSUSE







O OpenSuse é um sistema linux de origem alemã, que utiliza os pacotes rpm para instalação dos programas assim como o Fedora. Possui um excelente auxiliador na instalação de programas e nas demais funções do sistema chamado yast. Tem a empresa Novell como detentora dos seus direitos, na qual o matem atualizado e cuida das novas versões, empresa essa que oferece diversos serviços empresariais principalmente com foco em servidores.



PRÓS







Nos meus testes, percebi se tratar de um sistema bonito, com excelente acabamento, e que possui uma grande facilidade de uso através do yast, sendo possível utilizar esse sistema sem quase precisar entrar no terminal. Percebi uma grande variedade de programas em seus repositórios, mais inclusive que no Fedora, acho que depois do Ubuntu e dos sistemas que utilizam pacotes .deb, talvez o opensuse seja a distribuição que fique em segundo ou terceiro lugar quanto a disponibilidade de pacotes e programas. Digo talvez, pois o Archlinux e as suas distribuições derivadas possuem uma gama incrível de suporte da comunidade, oferecendo um grande leque de opções de pacotes e programas. 

 

CONTRAS



Na primeira vez que instalei o sistema para testar, há cerca de 2 meses, ele quebrou após eu instalar um programa de musica, quebrou de certa maneira que nas próximas vezes que fui ligar a maquina, ele simplesmente não iniciava, me afastando do sistema durante esse tempo. Devido a alguns vídeos que assisti no canal Toca do Tux no youtube do Gabriel, resolvi dar umas nova chance a esse sistema (se quiser ver mais informações sobre o opensuse acesse esse link). Encontrei uma certa dificuldade para instalar codecs e plugins, mesmo procurando na web e seguindo alguns tutoriais, tive alguns problemas, por fim consegui colocar o VLC pra rodar. O Totem porem simplesmente deu infinitos erros de bibliotecas, na qual deixei pra resolver depois, corrigia uma e quebrava outra. Alem de estranhar a versão do Gnome ser tão desatualizada, talvez por ser usuário de longa data do Fedora, acostumado com as versões mais recentes Gnome-Shell como a 3.20 por exemplo ou as mais próximas desta, me deparei com o Gnome 3.14.1 no OpenSuse, recebendo atualização oficial para o Gnome 3.14.2, irei pesquisar a respeito de fazer mais upgrades, contudo pode ser perigoso para a integridade do sistema.





Na minha opinião é que se trata de um sistema interessante, uma boa opção ao Fedora para quem quer aprender novos sistemas e prefere o mundo rpm. Não tenho tido bugs após ter resolvido a questão dos codecs acima. Consegui instalar a steam, o simplescreenrecorder, o playonlinux entre outros, e isso sem usar o terminal, apenas com o yast, ou pesquisando em suas bibliotecas ou baixando um arquivo da internet, e dando 2 cliques, assim como no Windows, no BSD e no Ubuntu.


Assista nossa análise no youtube





Se você já usou o OpenSuse, deixe aqui o seu cometário.

Nenhum comentário:
Write comentários

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

INSTALANDO IMPRESSORA BROTHER NO LINUX

CANAIS SOBRE LINUX QUE MAIS ASSISTO

Translate

Recent