quarta-feira, 5 de outubro de 2016

ACESSO REMOTO AO SERVIDOR WINDOWS PELO LINUX COM RDESKTOP


Esse tutorial serve para quem necessita rodar uma aplicação do Windows, e não quer instalar em sua máquina, podendo apenas acessar a mesma e rodar no servidor ou em outra máquina, apenas pelo acesso remoto.

Recentemente ganhei novas responsabilidades no meu trabalho, dentre as quais uma delas me fez ter que acessar um programa, pelo menos uma vez por dia que só roda no ambiente windows. Para quem não sabe, sou um profissional de Recursos Humanos, focado em recrutamentos, mas uma parte da atribuição do ponto eletrônico veio para minhas mãos.



No trabalho já há mais de um ano utilizo o Linux Fedora, e já estou acostumando com o Gnome Shell, libreoffice, WPS office, evolution, nautilus dentre outros, nos quais me fizeram me tornar muito mais produtivo do que na época que eu utilizava Windows, e tanto quanto, na época que usava MacOS. Adquiri o hábito de usar Linux, como o Dionatan Simioni já havia mencionado nessa matéria.

Nesse momento me deparei com uma questão, que me fez pensar em como não mudar de sistema, sendo que eu precisava do bendito software, e buscar uma alternativa para Linux nesse quesito, não sei se é possível, pois em minhas pesquisas me deparei com uma questão legal que parece proibir o uso de software de código aberto para ponto eletrônico, segundo uma portaria Federal, mas isso deixamos para outros assuntos.

Nesse ponto, comecei a pesquisar algum recurso que me possibilitasse acessar o tal programa, que estivesse instalado em outra máquina, e para isso precisaria descobrir o tal recurso e então, agendar como suporte uma transferência do programa em questão para o servidor da empresa, para que eu pudesse acessá-lo. Foi ai que descobri o rdesktop, que permite a você acessar o servidor ou outro computador, e conseguir rodas os programas que lá estão, sem a necessidade de instalar o programa ou o sistema em sua máquina, esse recurso me ajudou bastante, e espero que possa ajudá-los também. Pois esse tutorial serve para diversas distribuições.



Primeiramente precisamos instalar o Rdesktop e para isso rode os seguintes comandos de acordo com sua distribuição:

No Ubuntu sudo apt-get install rdesktop No Fedora

sudo dnf install rdesktop


No CentOS

sudo yum install rdesktop

E para executar basta fazer: rdesktop <IP da máquina>




Pronto, após esses passos você já vai conseguir rodar o programa em questão.
Veja também:

Nenhum comentário:
Write comentários

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

INSTALANDO IMPRESSORA BROTHER NO LINUX

CANAIS SOBRE LINUX QUE MAIS ASSISTO

Translate

Recent