quarta-feira, 19 de outubro de 2016

MANJARO VS FEDORA : E MEU PONTO DE VISTA COMO USUÁRIO



Hoje vim falar a minha opnião sobre as diferenças encontradas por mim um simples usuário. Entre Manjaro e Fedora. Abordarei diferenças perceptivas, nada sobre desempenho, estabilidade, etc…




MANJARO

O Manjaro é uma distro que está em 5º lugar no site distrowatch, bastante utilizada por usuários de todos os tipos. É também uma distro que serve de fácil instalação para quem não quer perder horas com o Arch.

Manjaro, distribuição está que tem vários recursos que vieram para otimizar o dia dia do usuário.
Os programas/pacotes mais marcantes para mim foram:
HP – Device Manager – Você não precisa perder tempo instalando alguns requesitos para impressoras HP.
Gerenciado de Área de transferência – Mostra os últimos textos do “CTRL + C”
Libre Office – Uma alternativa ao MicrosoftOffice
Steam – Plataforma de jogos

É uma distribuição com padrão de interface gráfica XFCE, com tema e tema de ícones, altamente leve em termos de uso memória RAM.




FEDORA

O Fedora é uma distro muito utilizada, apesar de está no posição 7º do site distrowatch, abaixo do Manjaro, nem sempre foi assim.

Uma distro com padrão de interface gráfica GNOME. Que lança atualizações de versões a cada 6 meses, e a cada 1 ano, a penultima deixa de ser atualizada.
Esta ditribuição vem com pacotes básicos em geral como de aúdio, video, entre outros para não deixar o usuário na mão.
Ao contrário do Manjaro, ela vem com um programa para emular ISOs, ótima e de fácil uso.





Meu ponto de vista final, como usuário básico:
Apesar do Fedora ser uma distro muito utilizada, o Manjaro vem com alguns facilidades que pessoas como eu podem se interessar, que são: temas perfeitos e sem bugs, drivers HP para fácil uso, terminal shell com tema que facilita a leitura rápida, fácil integração na barra de tarefas para aplicativos terceiros (como telegram), Steam configurado só restando atualizar. E o mais notável até agora, que foi a forma como as atualizações são obtidas, que é o Rolling-release. A única coisa que sinto saudades do Fedora é seu gerenciador de pacotes DNF, e sua comunidade de fácil acesso.

Veja também:


CENTOS, O DEBIAN DO MUNDO RPM?
USANDO E DESVENDANDO O RED HAT ENTERPRISE LINUX


UMA ANALISE DO OPENSUSE

2 comentários:
Write comentários
  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Utilizei por bastante tempo em um notebook o Fedora, mas quando ele foi pro espaço, tive que utilizar um antigo note modesto (1,5GB de RAM, HD 120GB, Celerom 2.13Hz de 533 Mhz) e o Manjaro foi a minha melhor escolha depois de utilizar algumas distros, até o Fedora spin xfce utilizei, mas não rodava bem. Daí fui experimentar o Arch e gostei baste, mas só o gnome rodava bem, mas outros gerenciadores davam pau, como o xfce que queria utilizar, então troquei pelo Manjaro e agora não penso mais em outra distro, não pra esse note que estou no momento. Fácil, leve e estável.

    ResponderExcluir

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

INSTALANDO IMPRESSORA BROTHER NO LINUX

CANAIS SOBRE LINUX QUE MAIS ASSISTO

Translate

Recent