RECENTES

DESTAQUES

LEIA TAMBÉM

OUTRAS

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

COMO COMECEI A USAR FEDORA, E COMO SURGIU O BLOG




Final de ano chegando, período na qual eu comecei a usar o Fedora, e por isso ocorreu a criação desse blog, e através dessa matéria irei contar pra vocês como foi essa experiência.

Quando mudei de emprego e tive a liberdade de instalar Linux no meu trabalho, recorri ao Ubuntu, que já possuía grandes blogs disseminando conhecimento como o Diolinux por exemplo. Além do mais, a existência da empresa Canonical como mantenedora do sistema, me levou a pensar que se tratando do ambiente corporativo, eu poderia ter maior produtividade e facilidade na customização com essa distribuição. Além de ser minha distribuição Linux até aquele momento.






Assim que instalei o Ubuntu, busquei customizar e deixa-lo o mais pronto possível para otimizar os meus trabalhos na área de Recursos Humanos, planilhas, e-mails, slides, navegador, scanner e impressora, entre outros. Porém logo de início me deparei com problemas para configurar o scanner da impressora HP. Eu até conseguia instalar a impressora, porém o scanner não estava funcionando de maneira nenhuma, e as vezes o serviço de impressão parava de funcionar. Foi então que um suporte Linux foi chamado na empresa para otimizar algumas configurações no TI, nesse momento solicitei para que ele pudesse tentar resolver a minha questão, e ele inclusive tinha uma tatuagem no braço escrita #root linux, e me disse que quando precisava usar uma interface gráfica, recorria ao Arch Linux.

Após configurar a minha máquina por alguns minutos, ele conseguiu liberar o scanner apenas pelo endereço IP através do navegador, e me retornou a resposta de que era a única forma de resolver a questão.

Estávamos no Ubuntu 14.10 Isso me deixou perplexo, pois eu tive a certeza de que se buscasse mais a fundo na internet, eu conseguiria resolver essa questão. Apesar que nesse momento eu era um usuário novato no Linux, o havia conhecido a cerca de 2 a 3 meses. Por esse motivo eu aceitei essa situação durante alguns meses.

No recesso de final de ano da empresa de 2014 para 2015, eu viajei para casa de meus parentes em Minas Gerais, e foi nessa viajem que eu conheci o Fedora e o adotei como minha distribuição favorita, simplesmente pelo fato de que, como todo usuário Linux testa diversas distribuições, eu resolvi testar o Linux Mint com ambiente cinnamon, e após algumas customizações, o sistema quebrou, não inicializando de maneira nenhuma. Nesse momento recorri ao computador do meu tio com meu HD externo e meu pendrive para criação de um bootável do Ubuntu, e para minha surpresa, a ISO estava corrompida. Como eu estava em uma localidade que a internet não estava muito rápida, e eu havia baixado uma ISO do Fedora 21 por causa de um vídeo que eu havia assistido no Diolinux a poucos dias, por esses motivos acabei resolvendo instalar o Fedora para testar. Assim iniciava um novo marco da minha vida, era por volta do dia 27 ao dia 30 de dezembro de 2014.

Na empresa o Ubuntu ainda continuaria por alguns meses, mas conforme eu estava me aprofundando mais nos conhecimentos sobre o Fedora, pelo uso em casa. Acabei decidindo testar para ver como seria a questão do suporte HP para o meu novo sistema. E para minha surpresa, funcionou tudo perfeitamente, consegui instalar o scanner e a impressora HP pelo HPLIP, sem nenhuma dificuldade.



Foi uma surpresa imensurável para mim, pois finalmente eu poderia desfrutar do meu sistema favorito inclusive no meu trabalho, privilégio que muitos desejam, mas infelizmente por políticas fechadas de muitas empresas, ou até mesmo pela adoção ou necessidade de uso de alguns softwares que só rodam no Windows, essa opção se torna inviável.

Como criei o Blog

Após perceber que maioria das minhas pesquisas e dúvidas sobre o Fedora, obtinham respostas em sites e blogs de língua inglesa devido a uma enorme carência de materiais aqui no Brasil, e que o Ubuntu possuía uma enorme cobertura, e diversas dicas e fóruns. Nesse momento decidi criar o blog RikerLinux, um blog com intuito principal de levar tutoriais sobre como usar e customizar a sua distribuição Linux Fedora, para que usuários recém chegados no Linux, e que não são oriundos da área de TI, possam encontrar uma facilidade na hora de instalar e usar.

Hoje o blog está aberto a outras distribuições, e possuímos outros colunistas que auxilam para disseminação do Linux no país.


Essa foi a minha experiência com o Fedora e como criei o blog, se você se identificou com essa experiência e gostaria de publica-la para que outros usuários Linux possam ler, envie um email para rikerlinux@gmail.com.

Desejo a todos um feliz e próspero ano novo!


Veja também:



MACBOOK PRO COM FEDORA
ALGUNS PASSOS LOGO APÓS INSTALAR O FEDORA PARTE 1
LINUX, UM CARDÁPIO DE DISTRIBUIÇÕES, QUAL A SUA?

4 comentários:
Write comentários
  1. Interessante história. Comigo aconteceu algo parecido. Depois de várias tentativas para instalar o Ubuntu e suas ramificações no notebook STi IS-1451 de meu pai, mas quando terminava a instalação, ficava muito lento, quase travando. Depois que eu resolvi experimentar e testar o Debian com interface LXDE (depois da ultima tentativa e chance de rodar bem o Lubuntu, depois de tentar também Xubuntu), ai deu certo! Funcionou lindamente! Talvez se vc desse uma oportunidade para o pai do Ubuntu, que é o Debian, poderia gostar também.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, já testei o Debian mas não me adaptei muito, sem ser o Fedora, eu gostei do OpenSuse e do Manjaro.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a sua história que aliás é bem parecida com a minha. Quando criança não tinha muito acesso a computadores, só pude ter acesso quando pude, já depois de trabalhando comprar o meu próprio Windows XP piratinha que pedi pra fazer, pois na loja seria muito caro. Depois fui para o Windows 7 e somente depois do lançamento do 8 que conheci o Linux e comecei a fazer dual boot no sistema. Sempre testando distribuições me identifiquei com o Xubuntu, não por ser o melhor, mas por ter maior suporte da comunidade em língua portuguesa. O meu preferido também é o Fedora, mas por falta de suporte fica complicado usá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Entendi Marcelo, depois tente testar o Fedora, aqui no blog temos uma documentação farta que vai ajudá-lo a não ficar sem suporte.

    ResponderExcluir

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

MAIS ANTIGAS

Translate

Recent