sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

DESCOMPACTANDO ARQUIVOS RAR NO LINUX


Venho apresentar uma dica que pode ajudar muito algum usuário que está chegando agora no Linux, seja vindo do Windows ou do MacOS,  mostrando como descompactar arquivos .rar no Fedora, OpenSuse, Ubuntu e Manjaro.

As distros Linux nos fornece diversas opções para descompactar os arquivos, e provavelmente, a distribuição que você utiliza, já deve vir por padrão com algum desses programas, variando de acordo com cada interface gráfica, mas para que seu descompactador de arquivos possa ser utilizado em pacotes com extensão .rar você precisa adicionar esse recurso ao seu sistema. Se você estiver utilizando o Fedora, para que isso seja possível você precisa ter os repositório rpm fusion. Diga-se de passagem que sem esse repositório, você não conseguirá usufruir de muitos programas úteis, para maiores informações acompanhe a nossa matéria ALGUNS PASSOS LOGO APÓS INSTALAR O FEDORA PARTE 1

Se trata de um passo simples, siga de acordo com a distro que você possui instalada, basta que você abra o terminal e acrescente os seguintes comandos:

No Fedora

sudo dnf install unrar

No Ubuntu e Mint

sudo apt-get install unrar

No OpenSuse

sudo zypper install unrar

No Manjaro

sudo pacman -S unrar

E pronto, após esse passo o programa que você utiliza já estará conseguindo descompactar os arquivos rar, no meu caso utilizo o File-roller, que você pode instalar através do terminal ou através da central de programas do Gnome, que como já abordei em outros postes, costumo usar essa central independente da interface e da distro que utilizo.

Se estiver no Fedora, para instalar a Central de programas do Gnome digite no terminal: 

sudo dnf install gnome-software


Para instalar o File-roller digite:

sudo dnf install fille-roller


Se você estiver em outras dsitros basta mudar segundo o instalador de seu sistema, como  Espero que ajude, se você também possui dúvidas em como lidar com arquivos gz. tar. bz2 leia essa matéria:

Veja também:

Nenhum comentário:
Write comentários

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

Translate

Recent