segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

POSITIVO E UM DESSERVIÇO COM O LINUX


Estou tirando umas férias aqui em Minas Gerais, e de vez em quando surge alguém com problemas em seu computador, seja de lentidão, problemas quanto a funcionamento de programas ou até mesmo vírus que estão tirando o sossego de alguém, e nesse momento, acabo oferendo meus serviços. 

Tudo começou a partir de um amigo que estava tendo problemas com o Windows 7 no notebook que pertencia a seu pai. Procurei saber qual a sua necessidade de uso, e tudo se resumia a ouvir músicas, assistir vídeos no youtube, navegação na Web e um editor de textos. Sugeri então a instalação do Linux por perceber que seria uma excelente opção, evitando muitas dores de cabeça quanto a vírus entre outros. Como usuário Fedora, de início o instalei com XFCE, porém devido a alguns problemas que surgiram, não sei se devido ao uso ou bugs aleatórios, acabei recorrendo ao Ubuntu.

 O sucesso da primeira instalação, trouxe mais uma máquina para que fosse instalado e configurado o sistema operacional, mas dessa vez o cliente queria a instalação do Windows 7 para que seus filhos pequenos pudessem jogar, além da navegação na internet e um editor de textos. E logo que levantei a situação, percebi uma enorme resistência para instalar o Linux, assim que busquei os porquês, me deparei como o principal motivo sendo uma máquina positivo portando o sistema Mandriva. Se tratava de um KDE bem antigo, e nada fácil ou intuitivo de usar. A interface foi modificada de um jeito que jamais havia visto, estava horrível para o uso. 

Após esse primeiro contato, tentei mexer no sistema um pouco para tentar entender, e cheguei a conclusão, de que se aquele fosse o meu primeiro contato com o Linux, tudo estaria perdido, agora imagine pessoas vindas do Windows tendo como primeiro contato, um sistema como esse?

Sinceramente, esse é um dos motivos que criam muita resistência para que usuários do Windows migrem para o Linux. Porque não oferecer um sistema e um suporte melhor para os usuários? Recentemente postei uma matéria abordando que a Dell investiu cerca de 40.000 dólares para ter o direito de vender suas máquinas com Ubuntu, (para ler a matéria acesse esse link) tendo o suporte da Canonical, e isso está lhe rendendo milhões em lucro. As vezes por não querer investir um pouco mais, uma empresa acaba entregando um péssimo serviço.

Nesse momento o nome mais forte que temos no Linux, com uma empresa por trás é o Ubuntu. Inclusive sendo a distro preferencial para jogos segundo a Steam. Quando finalmente consegui a aceitação para instalar o Ubuntu, recorri a instalação da Steam, criação de uma conta e instalação de diversos jogos grátis para entreter as crianças. Deus trabalho pois me levou a fazer uma pesquisa sobre jogos, mas o resultado foi um sucesso.

Veja também:

XFCE, UMA INTERFACE INCRÍVEL
PREFEITURA DE MUNIQUE USA LINUX DESDE 2003
COMO INICIAR UM PROGRAMA AUTOMATICAMENTE NO UBUNTU PRA QUE WINDOWS? DELL LUCRA MILHÕES UTILIZANDO LINUX UBUNTU
TEMA MAC OS PARA UBUNTU




4 comentários:
Write comentários
  1. estou com um notebook da positivo e nenhuma distro linux funciona audio nem Wi-Fi por causa dos drivers realtek..

    ResponderExcluir
  2. Caramba, primeira vez que ouço falar em um caso desses, pensei que Ubuntu, Mint, Manjaro ou Fedora pudessem dar jeito, já testou essas 4?

    ResponderExcluir
  3. Já testei Ubuntu 16.04 LTS (não dá boot), Ubuntu MATE 16.10 dá boot, mas sem áudio nem Wi-Fi, Manjaro dá boot, mas sem áudio nem Wi-Fi, Fedora idem, PCLinuxOS idem.. Uso Linux desde Ubuntu 7.04 e nunca tive um hardware tão espartano!

    Trata-se do Positivo Stilo One XC3570

    ResponderExcluir
  4. Caramba, fiquei surpreso com essa situação, eles conseguiram errar de uma forma... sem palavras.

    ResponderExcluir

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

INSTALANDO IMPRESSORA BROTHER NO LINUX

CANAIS SOBRE LINUX QUE MAIS ASSISTO

Translate

Recent