domingo, 1 de janeiro de 2017

QUAL DISTRIBUIÇÃO LINUX USAR?


Se você esta na dúvida de qual distribuição Linux escolher, essa matéria pode lhe ajudar um pouco. Partindo do Ranking das distribuiçoes Linux e seus históricos nos ultimos anos, além de poder analisar o lema de cada uma, você terá como avaliar com qual sistema mais se indentifica.

10º ArchLinux

Em 10º lugar temos o ArchLinux, que ocupava o n9 lugar no ano passado. Essa distribuição  possui o conceito KISS, (keep it simple, stupid) que significa, "deixe isto simples, estúpido". O simples nesse caso, significa o mínimo de recursos possíveis para que você customize o sistema e inclua apenas o que você desejar, é uma distribuição exige muita dedicação para instalar e configurar.

9º CentOS

Em lugar tivemos o CentOS, distribuição Linux famosa pela sua estabilidade e chegando a ter um tempo de superte a atualizações de 10 anos. Muito utilizada em servidores. 
Se quiser conhecer melhor sobre a distribuição assista o nosso vídeo, CentOS o Debian do mundo RPM?

8º Elementary OS

Em 8º lugar tivemos o belíssimo ElementaryOS, sitema criado a partir do Ubuntu, que busca ser uma excelente opção para quem procura um sistema tão lindo como o MacOS.

7º Zorin OS

Em 7 lugar temos o Zorin OS, essa distro é muito conhecida por ser a melhor opção para um usuário do Windows que está querendo testar ou conhecer o Linux. 

Facilidade, beleza, e uma certa semelhança com o sistema da MS, tornam essa distribuição amigável para quem está chegando no mundo do pinguim.

O sistema foi adotado pela prefeitura da cidade italiana de Vicenza desde 2008.

6
º Fedora

Em 6º lugar temos o Fedora. Eu sou um pouco suspeito para falar desta distro, pois desde que a conheci, não consigo deixa-la (Apesar de já ter usado dual boot e testar outras Distros), devido a sua robustez, velocidade, grande quantidade de pacotes disponíveis, e a velocidade de inovações do mundo opensource, que esse incrível projeto nos traz. Acaba se tornando uma excelente opção para quem gosta de beleza, velocidade, estabilidade unindo a inovação.

Já Figurou diversas vezes em segundo lugar, e hoje varia entre a quinta e sexta colocação.

5º Manjaro

Em 5º lugar temos o Manjaro, essa distro europeia altamente customizavel que detem uma imensa gama de pacotes, por descender diretamente do ArchLinux, possui total compatibilidade com os pacotes AUR. Unindo beleza, customização, grande disponilidade de programas, e facilidade de uso, com o Manjaro você não possui dificuldade para instalar e customizar o sistema, ele é uma excelente opção para quem quer um sistema poderoso como o Arch mas não quer ter todo o trabalho de configurar tudo na "unha".  

4º OpenSUSE

Em 4º lugar temos o OpenSUSE, essa distro alemã que também possui uma grande quantidade de programas, e uma grande facilidade de uso podendo ser usado sem recorrer ao terminal, por causa do do Yast, que se trata de uma poderosa ferramenta para gerir totalmente o sistema, quanto a instalação de programas, e até mesmo atualização do Kernel. Nesse vídeo do oficina do Tux você pode conferir melhor sobre o OpenSuse, Clique aqui

O OpenSUSE já figurou em segundo lugar no ano de 200.

3º Ubuntu

Em 3º lugar temos o Ubuntu, o famoso sistema da Canonical, que tem sido responsável por ser a porta de entrada de grande parte dos usuários que deixam o Windows e migram para o Linux. 

É conhecido pela facilidade de uso, maior disponibilidade de pacotes e programas no mundo Linux. E já figurou em primeiro lugar no raking durante os anos de 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010.

Tenho um respeito por esse sistema pois foi ele que me iniciou no mundo Linux, e esse vídeo do Gabriel do Toca do Tux quebra alguns paradigmas sobre essa distribuição formidável. Para assistir o vídeo Clique aqui.
Se você possui algum preconceito quanto ao Ubuntu realmente vale a pena assistir esse vídeo. 

2º Debian

Em 2º lugar ficou o Debian, essa distribuição famosa pela estabilidade, segurança, como lema da distribuição, "Lançar apenas quando estiver pronto". Tendo seus pacotes testados, constantementes antes do lançamento final, inclusive por um robô.
Muito requisitada para servidores, e para se ter uma ideia da importancia desse sistema, além de ter sido a quinta distribuição Linux criada, tem sido o sistema da ISS, a estação espacial internacional. Não foi atoa que a NASA deu tamanha importância para esse sistema, que zela pela estabilidade como nenhum outro.

Nos ultimos anos, temos notado um crescimento cada vez maior nos usuários comuns. O Debian subiu de 3º colocado em 2014 para 2º em 2015, e se manteve na posição neste ano.
Se quiser conhecer melhor sobre a história do Debian, segue um excelente vídeo do Toca do Tux. Para assistir clique aqui.

1º Linux Mint

Em primeirissímo lugar temos o Linux Mint, essa distribuição irlandesa que figura nessa posição desde 2011, quando ultrapassou o seu querido pai(ou irmão) Ubuntu, inclusive já empatou com o Ubuntu em número de anos seguidos na primeira colocação, já são 6 anos

Por ter o Ubuntu como sua base, o Linux Mint possui toda sua compatibilidade de pacotes, sendo que foi desenvolvido com o conceito "instalar e sair usando", desta forma, ele já vem com diversos plugins e codecs instalados, o que normalmente você precisa instalar em outras distribuições Linux.

Conclusão

São alguns pontos que podem despartar a curiosidade para se aprofundar em alguma dessas dsitribuições.
 
O que achou dessa análise? Já decidiu qual distribuição Linux escolher, ou permanecer? Deixe aqui o seu comentário.

Veja também:

PREFEITURA DE MUNIQUE USA LINUX DESDE 2003

COMO COMECEI A USAR FEDORA, E COMO SURGIU O BLOG

BTRFS, UM EXCELENTE FORMATO DE ARQUIVOS PARA SEU HD EXTERNO OU PENDRIVE

 

   

 

8 comentários:
Write comentários
  1. Estou usando Linux Mint desde o ano passado, até agora supre minhas necessidades. Instalei um Fedora 25 numa máquina virtual e estou testando, também gostei da robustez e praticidade dele, quem sabe eu não mude para ele em 2017? Força e Honra!

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta. O Fedora não é rolling release? Ou seja, toda vez que eu for atualizar terei que reinstalar tudo novamente?

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernando, você vai gostar do Fedora, será uma boa opção para um excelente sistema. Ele não é rolling release, mas atualmente temos atualização de uma versão para outra pela central de programas do Gnome, ou pelo terminal. Nessa matéria explico como http://rikerlinux.blogspot.com.br/2016/11/finalmente-ocorreu-o-lancamento-do.html

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que seria interessante também incluir as distros brasileiras para ajudá-las em sua divulgação.

    ResponderExcluir
  5. Também acho que seria importante falar não apenas baseado no ranking, e sim na documentação, suporte, etc. que cada distro disponibiliza para o usuário.

    ResponderExcluir
  6. Olá, obrigado pelo feedback, será levado em conta nas próximas matérias. Estou pensando em abordar sobre o Duzeru talvez, distro brasileira que esta crescendo bastante.

    ResponderExcluir
  7. De tudo que tenho visto e testado, acho que o "Solus" já merece estar entre os 10 de qualquer lista de 2016/2017. A versão do Solus 2017.01 está um passo a frente, na minha opinião, em comparação ao Linux Mint, por exemplo, na configuração e funcionalidade dos mesmos programas oferecidos em ambas distribuições.

    ResponderExcluir
  8. Ta aí uma distro que tenho ouvido falar muito bem, ultimamente estou testando Ubuntu LTS com Unity e Manjaro com XFCE, e estou me surpreendendo com esses 2 sistemas e ainda mais com a interface XFCE.

    ResponderExcluir

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

INSTALANDO IMPRESSORA BROTHER NO LINUX

CANAIS SOBRE LINUX QUE MAIS ASSISTO

Translate

Recent