RECENTES

DESTAQUES

LEIA TAMBÉM

OUTRAS

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

XFCE, UMA INTERFACE INCRÍVEL


Há mais de 2 anos, quando migrei para o Linux Fedora, além de criar a paixão por esse sistema tão incrível, acabei herdando também um apego enorme pela interface Gnome Shell, que vêm por padrão no Fedora, com uma fluidez de invejar outras distros, como se um fosse feito perfeitamente um para o outro de tão incrível a convergência.

Mas após um longo tempo, chegou a vez de dar lugar a outra interface gráfica, e devido a muitas pessoas estarem utilizando o XFCE nos grupos que participo no Telegram, e por  estarem falando muito bem dele, decidi dar lugar a essa interface gráfica.

Logo de início descobri um recurso para não me deixar totalmente fora de ambiente na nova no XFCE, chama-se xfdashboard, na qual permite que você visualize as janelas e as áreas de trabalho da mesma maneira que fazemos no Gnome, no meu caso eu customizei as teclas Super+w, mas você pode escolher a combinação que preferir, basta ir nos atalhos dos aplicativos, inserir um novo com o nome xfdashboard e pronto.




Demorei um pouco a descobrir, pois cada sistema possui um modo por padrão para minimizar todas as janelas, e no XFCE esse atalho está configurado pelas teclas Ctrl+Alt+d, que você pode mudar indo em Todas Configurações, Gerenciador de janelas e na aba teclado, assim você pode escolher qual melhor atalho você prefere. Por padrão eu costumo deixar o Super+d. 

Outro recurso que me chama atenção é o menu whysker, na qual você também pode configurar um atalho indo em Teclado e na aba atalhos dos aplicativos, inclua o seguinte comando:

 xfce4-popup-whiskermenu

No meu caso escolhi as combinações de Super+a, mas você pode escolher a que lhe agradar melhor.




Você também pode mudar o formato das janelas minimizadas no painel, e deixa-las apenas com o ícone dos aplicativos e agrupadas para ocupar menos espaço, além de na minha opinião ficar visualmente mais bonito. Para isso basta clicar em cima das janelas apertando o botão direito do mouse junto com a tecla Ctrl, escolha Propriedades.

Ainda é possível colocar os efeitos do KDE no XFCE, utilizando o Kwin, mas sobre esse assunto irei explicar melhor em outro vídeo.

Para você que quiser saber mais sobre o XFCE ou se surgir alguma dúvida no decorrer do uso, participo de um grupo excelente no Telegram para entre clique nesse link.

Veja também:

BTRFS, UM EXCELENTE FORMATO DE ARQUIVOS PARA SEU HD EXTERNO OU PENDRIVE
INICIANDO O LIBREOFFICE MUITO MAIS RÁPIDO NO LINUX OU WINDOWS
MELHORE SUA LEITURA COM O REDSHIFT NO FEDORA, UBUNTU E OPENSUSE

ARQUIVOS DE VÍDEO E MUSICA EM FORMATOS ABERTOS NO LINUX

Nenhum comentário:
Write comentários

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

MAIS ANTIGAS

Translate

Recent