RECENTES

DESTAQUES

LEIA TAMBÉM

OUTRAS

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

segunda-feira, 24 de abril de 2017

UMA DISTRO INCRÍVEL CHAMADA MAGEIA


Recentemente comecei a testar uma distro de origem francesa, chamada Mageia, uma distro Linux muito elogiada pelos seus usuários, na qual me despertou uma curiosidade maior em conhecer tal sistema. 

O Mageia é uma distribuição Linux francesa que surgiu em 18 de setembro de 2010 como sendo um fork do Mandriva. Devido a instabilidades financeiras que a empresa Mandriva SA já estava passando, já ocorriam alguns cortes, e com a despensa dos funcionários de TI de uma de suas subsidiárias, esses colaboradores se reuniram e começaram o projeto Mageia. 

Sempre que me deparava com os usuários dessa distro, ouvia elogios quanto a estabilidade, beleza, facilidade de uso e grande quantidade de programas disponíveis, além de ser compatível com vários pacotes rpm do Opensuse e Fedora. Agora que estou testando, posso confirmar esses pontos fortes do sistema.

Estou testando a versão 6 sta, que se trata de uma versão que ainda está em desenvolvimento, como se fosse uma versão beta. Possuindo atualizações constantemente. Mas não pude deixar de notar a excelente estabilidade, mesmo não sendo a sua versão final, não me apresentou travamentos no sistema e nem nos programas que testei. Notei também a enorme gama  de programas disponíveis em seus repositórios oficiais, me surpreendi ao encontrar programas como winff, spotify e OBS pelo centro de controle do Mageia.

Outro ponto que me chamou atenção, foi o Gnome-Shell que além de estar na sua ultima versão, 3.24 já suportado pelas extensões, também vêm com o GDM customizado, diferente da cor cinza que vem padrão, de uma maneira que não havia visto ainda em nenhuma outra distro, conforme a imagem abaixo.





Se o Opensuse é famoso pelo Yast, nesse caso nos deparamos com o Centro de controle do Mageia, que não deixa nada a desejar, sendo uma ferramenta incrível para instalação de programas e customização do sistema. 



É com toda certeza um sistema incrível para usar, se você ficou curioso para conhecer mais sobre o Mageia, segue o link para o download, para que você possa testá-lo.

Mageia

Espero que ajude!

Fontes: Aqui e aqui







5 comentários:
Write comentários
  1. Show, parabéns pela matéria, também estou usando e mesmo em desenvolvimento já é super estável como poucos, dos forks do mandriva é o Mais interessante por ser um projeto da comunidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, sim é o fork mais insteressante do Mandriva

      Excluir
  2. Parabéns pela matéria, muito bom!!

    ResponderExcluir
  3. Essa distribuição já tem como resultado o que vinha sendo desenvolvido no antigo Conectiva, e Mandrake, lá pelos idos dos anos 80/90, a posterior Mandriva, que foi justamente a junção de ambos. Usei durante bastante tempo o Mandriva, até a versão 2010, e já naquela época, o sistema já utilizava desse tipo de "ambiente", inlcuindo esses repositórios de instalação de programas e já naquela época, certa facilidade de configuração de drives de rede, inclusive sem fio, que era praticamente algo inusitado para aquela época. De fato, se o Magéia conseguiu fazer essas características permanecerem, é um ótimo sistema sem dúvida, um concorrente de alto nível para o fedora, e nesse caso, sem o aporte de um Red Hat , só com a colaboração da comunidade. De fato, estão de parabéns! Como a review aqui do blog!

    ResponderExcluir

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

MAIS ANTIGAS

Translate

Recent