RECENTES

DESTAQUES

LEIA TAMBÉM

OUTRAS

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

sexta-feira, 7 de julho de 2017

ALGUNS PROGRAMAS DO LINUX CHEGANDO NA WINDOWS STORE


Os usuários Windows que já possuem a opção de escolher entre diversos programas de código aberto, como o Libreoffice, Gimp e Kdenlive, agora tem duas excelentes ferramentas muito conhecidas no mundo Linux disponível em sua loja de aplicativos, estou falando do Krita e do Inkscape.

Recentemente tivemos várias notícias sobre o porte de alguns sistemas Linux para que os desenvolvedores possam utilizar no Windows, através de uma camada de compatibilidade para que os executáveis binários do Linux funcionem no sistema da MS, dentre esses sistemas que estão sendo disponibilizados temos o SUSE, Ubuntu, Fedora e Red Hat.

Agora chegou a vez de dois softwares poderosos chegarem na Windows store, um de desenho vetorial que é o Inkscape, e o outro de o pintura e texturação chamado Krita. Ambos já estavam disponíveis para o sistema da MS, mas agora foram inclusos na loja de aplicativos, o que dará uma visibilidade maior para ambos.

O Krita já é mais conhecido e tem sido mais utilizado por artistas, serve como opção para o Gimp e para o PhotoShop. Sua versão na Windows store está custando U$ 9,75 dólares, o que trazendo para nossa moeda fica em torno de R$ 32,07 reais. Nada mal levando em consideração que a versão para Windows dá mais trabalho para os desenvolvedores, e esse valor acaba gerando uma receita superior as doações, mesmo com uma parte indo para a MS, afinal de contas todo projeto precisa se sustentar, e não podemos confundir software livre com almoço ou cerveja de graça.



O Inkscape é uma poderosa ferramenta para lidar com vetores, essa inclusão na loja de aplicativos da gigante de Redmond, pode elevar o número de usuários para essa ferramenta.



Gostei dessa iniciativa, pois isso preza pela liberdade de escolha, e pela maior difusão do software livre pois aqueles que não conheciam tais ferramentas, vão poder conhecer na plataforma Windows devido ao fácil acesso. 

Espero que gostem dessa matéria e ate a próxima.

Fonte: Aqui

Nenhum comentário:
Write comentários

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

MAIS ANTIGAS

Translate

Recent