terça-feira, 11 de julho de 2017

FEDORA 26 ACABA DE SER LANÇADO




Em primeira mão, venho trazer para vocês o lançamento do Fedora na versão 26, como de costume, esse sistema traz as inovações do mundo do software livre, buscando trazer as ultimas versões estáveis dos programas, mas dessa vez a equipe dos desenvolvedores não deixaram nada a desejar quanto a estabilidade.

A primeira vez que me deparei com o Fedora foi na versão 21 Beta, e então me tornei um usuário da distro. Sempre começando a testar desde as versões Betas do sistema, o que sempre trouxe alguns bugs, por se tratar de um sistema ainda em desenvolvimento. Porém dessa vez resolvi me arriscar desde a versão Alpha, e me surpreendi, a estabilidade do sistema está de dar inveja a muitos que falam que por trazer inovações fica difícil ser estável. Estabilidade essa que vêm sendo muito bem trabalhada pela equipe de desenvolvedores, até nos trazer esse sistema final. 

Pude testar as versões algumas versões do Fedora 26 e nessa matéria irei descrever quais impressões tive de cada uma que testei. 


Gnome

A versão com Gnome Shell está com uma fluidez incrível, a interface parece que está mais leve, na sua versão 3.24.1 está se comportando melhor com o sistema. Não sei se por causa do Wayland que é outra surpresa agradável, já tendo maior compatibilidade com os programas, inclusive com os de gravação de tela. Pude vê-lo em funcionamento na seção do Gnome, e pela primeira vez sem sentir falta do Xorg. Mesmo sabendo que ele pode trabalhar em conjunto com este por ser um protocolo com múltiplas funções. Para entender melhor clique aqui.


Mate


Com Mate com gestor de janelas Marco que é bem mais leve, deixando semelhante ao XFCE, e também pude testar com o compositor compiz, que o deixa cheio de efeitos, porém bem mais pesado, não sendo recomendado para computadores com processamento mais fraco. Notei os efeitos fluindo perfeitamente, e em breve farei um vídeo a respeito.


XFCE


Na versão com XFCE, a leveza de sempre unido a customização que o sistema possui, não notei travamentos, e nem uma modificação que chame atenção. Mas se você gosta de aventurar pode instalar e aplicar os efeitos do kwin no XFCE, fica com efeitos incríveis, ma cuidado para não quebrar o sistema.


Cinnamon

A versão com Cinnamon está fluindo quase tão bem ou tão bem quanto a Gnome. Conheci mais a fundo a pouco tempo essa interface, e para que você possa saber mais, segue o link da análise que fiz do Fedora com Cinnamon. 

E breve trarei novas reviews da versão 26, fiquem atentos ao nosso canal do youtube RikerLinux, e até a próxima! 

Um comentário:
Write comentários
  1. Tenho o Fedora 25 e atualizei agora mesmo para F26.
    Até agora tudo certo.

    ResponderExcluir

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

Translate

Recent