RECENTES

DESTAQUES

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

DOMINANDO O TERMINAL NO FEDORA


Desta vez venho lhes apresentar um pequeno tutorial de como dominar o terminal no Fedora, com comandos muito úteis para que você possa se familiarizar com a telinha preta que assusta a muitos.

Quando chegamos ao Fedora vindo do Ubuntu ou demais distribuições Linux, precisamos nos habituar com o dnf como gestor de pacotes. este é muitas vezes utilizado para instalação, remoção de programas, bem como nas atualizações do sistema. Nesses casos temos os seguintes comandos para nos auxiliar:


sudo dnf --version   (verifica a versão do dnf)
sudo dnf repolist all (verifica a todos repositórios habilitados ou não)
sudo dnf check-update (verifica se há atualizações)
sudo dnf list installed (lista pacotes instalados)
sudo dnf list available (lista pacotes disponíveis)
sudo dnf install nome do programa (para instalação de programas) 
sudo dnf update (para atualização do sistema)
sudo dnf remove NomedoPrograma (para desistalação de programas)
sudo dnf autoremove (remove pacotes órfãos)
sudo dnf history (lista pacotes utilizados recentemente)
sudo dnf grouplist (lista pacotes utilizadoss recentemente)
sudo dnf distro-sync (sincroniza os pacotes com as versões mais estáveis dos repositórios)

Quando se trata do Fedora para instalação dos programas, não têm como não citar o formato rpm, esse é o formato de empacotamento dos programas que costumam ser amplamente utilizado não só no Fedora, como no Mageia, Opensuse entre outras distribuições que aderiram a utilização do formato Red Hat Package Manager para instalação de seus programas. Existem casos que essa instalação se torna necessária para buscar dependências não satisfeitas pelo clique install usando a Gnome-Software, o Yumex, ou o dnfdragora. E para saber o como instalar um pacote rpm pelo terminal, é preciso conhecer alguns comandos:


sudo rpm -i NomedoPrograma.rpm (instala o programa que está no pacote rpm em questão)
sudo rpm -ivh NomedoPrograma.rpm (busca as dependências e instala o programa que está no pacote rpm em questão)
Muitas vezes, quando vamos atualizar o Fedora nos deparamos com erros em algum repositório que nos impede de sincronizar com os espelhos para atualizar, alguns comandos vão ajudar a resolver esse problema de repositórios conflitantes.


sudo rpm -qa | grep rpmfusion (lista repositórios conflitantes)
Bom esses são comandos básicos para que você possa utilizar no Fedora, e possa utilizar o sistema sem maiores dificuldades. Se tiver algum comando importante que você conhece que não está aqui, pode inserir nos comentários.

3 comentários:
Write comentários
  1. Boa noite Anselmo.
    Meu nome é Amaury.

    Eu sou novato no Linux, uso o Fedora. Eu comecei com o fedora 26. Logo surgiu o 27, eu fiz a atualização e e meu computador ficou muito lento. Não sei o que aconteceu. Você pode dar algumas dicas sobre o que eu devo observar no sistema? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Riker bom dia, parabéns pelo blog e pelo canal que esta muito bom e bem dinâmico, eu sou Miguel de santa catarina,trabalho com elétrica e gosto de desenhos técnico , qual programa bom no fedora pra fazer esquemas elétricos ? Uso linux fedora e gosto muito mais não sou avançado.Mais consigo usar muito bem até mesmo porque consigo fazer meus trabalhos de forma rápida e bem simples amo fedora e não troco por nada agora já estou testando a versão 28 que estou gostando muito, acho que logo eu migro de vez pra essa nova versão. Eu uso o fedora com ambiente mate 3D minha preferida. Mais não consigo remover da minha área de trabalho os ícone da lixeira pasta pessoal e computador, eu gostei da forma que você configurou aquela sua da review, poderia mim dar umas dicas? Eu agradeço e muito obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  3. Olá Miguel, talvez o Blender possa ser útil para os seus trabalhos.

    ResponderExcluir

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

MAIS ANTIGAS

Translate

Recent