RECENTES

DESTAQUES

domingo, 27 de agosto de 2017

DEEPIN UM SISTEMA QUE NÃO PODE SER CHAMADO DE GNU


Para quem não acompanhou, na matéria anterior abordei sobre a questão se o Deepin poderia ser considerado um software livre ou não. Por se tratar de um sistema que possui  um Kernel livre e programas livres, proprietários e de código aberto. Pois essa união vai contra a filosofia da FSF, mas não contra a Opensource, que permite a distribuição do mesmo  com software proprietário.


Um sistema Operacional não é constituído apenas do Kernel, tanto que o Debian é um sistema que possui variações em outros Kernels, podendo ser instalado sob o Kernel BSD, Hurd e Linux.

Mediante a essas questões, posso verificar que devido ao foco do projeto, o Deeping não se enquadra nos quesitos do Software livre, se trata portanto de um sistema Operacional que possui um Kernel Linux em harmonia com programas proprietários, livres e de código aberto. Apesar de possuir um Kernel sob a licença GNU, o mesmo não contempla da filosofia da Free Software Foundation. Portanto mesmo para os que defendem a nomenclatura GNU Linux, não encontraram nesse sistema uma razão para denominá-lo dessa forma.

Na minha opinião, assim como o Android, o Deepin é um sistema de Kernel Linux, modificado para atender aos usuários, e apesar de não concordar com a nomenclatura GNU Linux, os que apoiam têm argumentos para defender tal ideia, e ao meu ver, os mesmo nem se quer se aplicam na tentativa de descrever este.

Não estranharia se a empresa por trás do Deepin, tivesse adotado um Kernel modificado sob a licença BSD, que é bem mais amplo quanto aos direitos, permitindo que o proprietário decida se quer fechar o código ou não. Contudo foi ótimo terem escolhido o Kernel Linux, assim ele acaba usufruindo das vantagens e inovações do mesmo.

Essa é a minha opinião sobre a questão, e você é livre pra concordar ou não, deixe aqui o seu comentário.

Nenhum comentário:
Write comentários

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

MAIS ANTIGAS

Translate

Recent