RECENTES

DESTAQUES

LEIA TAMBÉM

OUTRAS

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

FEDORA 28 VIRÁ COM SISTEMA DE ARQUIVOS STRATIS


Recentemente a Red Hat anunciou que não vai continuar com o desenvolvimento do Btrfs, apostando as suas fichas em um projeto que mal saiu do papel chamado Stratis. Motivo este que se dá pela empresa não acreditar mais no sistema de arquivos até agora mais especulado como sendo no futuro padrão para o mundo Linux. 

Como usuários Fedora, sabemos que todos os recursos antes de chegar ao RHeL são testados e aprimorados nos lançamentos do Fedora, que sempre chega repleto de inovações para depois serem adotados ou não no sistema comercial.


Esse novo sistema de arquivos está sendo escrito em Rust e Python utilizando um dispositivo mapeador, tendo como base o sistema de arquivos ZFS. Será desenvolvido para trazer estabilidade e os recursos que a Red Hat precisa, motivos pela qual a fizeram abandonar o Btrfs. 

Conforme descrito na pagina do projeto, o Stratis deve chegar na versão 28 do Fedora, que deve ser lançado por volta de Maio de 2018, contendo a versão 1.0 do sistema de arquivos, que ainda estará no inicio dos seus desenvolvimentos, mas que poderá apresentar funções importantes do ZFS, a partir da versão 3.0 do Stratis.


Vamos torcer para que não seja mais um projeto que venha ser abandonado no futuro, como o Mir e Unity 8 foram pela Canonical. Pois investir na criação de um sistema de arquivos do zero, requer tempo e dinheiro. É claro que se tratando da força e seriedade da Red Hat, podemos esperar um sistema de arquivos robusto, que vai amadurecendo com o tempo, até chegar ao ponto de se tornar o padrão no Fedora, Red Hat, CentOS e outras distribuições Linux que abraçarem a ideia.

Quem ganha com essa situação, são as empresas e os usuários que desfrutam do mundo Linux, pois teremos mais uma opção para escolher quanto ao formato de sistemas de arquivos. E é claro que nós usuários Fedora teremos o privilégio de experimentar em primeira mão quando o Stratis for disponibilizado ao público. Apesar de acreditar no Btrfs, e torcer para que o mesmo continue se desenvolvendo, ficarei no aguardo desse sistema de arquivos, acreditando em algo promissor pela frente.

Se quiser saber mais sobre o Stratis, leia essa matéria mais completa clicando aqui.

Espero que gostem dessa matéria, deixa aqui o seu comentário, e até a próxima!

Fonte: Aqui e aqui

Um comentário:
Write comentários
  1. O wayland e o flatpak se mostraram boas jogadas, espero que seja mais um acerto.

    ResponderExcluir

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

MAIS ANTIGAS

Translate

Recent