RECENTES

DESTAQUES

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

LIBREM 5 O SMARTPHONE COM LINUX COM FOCO EM SEGURANÇA



A Purism é uma empresa que já fez campanhas para fabricar 2 notebooks com Linux focando na segurança, possuindo o máximo de programas drivers e softwares de código aberto. E agora eles estão buscando desenvolver um smartphone com Linux, seguindo a mesma visão.


O dispositivo está sendo chamado de Librem 5, focando na segurança e design, para proporcionar uma privacidade maior aos usuários. Vindo com uma distribuição Linux chamado PureOS, desenvolvido pela empresa. Mas segundo a mesma será possível rodar outras distros no aparelho tais como, Fedora Debian, SUSE, Ubuntu, entre outras.

Conforme anunciado pela Prism:

"Queremos oferecer uma pilha pura e unificada, e não um sistema operacional móvel com bits proprietários ou uma pilha de middleware completamente diferente. Queremos apoiar os esforços da comunidade GNOME (assim como a do KDE) e permitir que qualquer GNU+Linux funcione fora da caixa, fornecendo melhorias de linha principal que funcionem não apenas no celular, mas em todo o espectro do dispositivo.

Outro detalhe que merece destaque é que o dispositivo também terá suporte para a convergência mobile-desktop.
Enquanto ambos os aplicativos GTK e Qt serão suportados, a companhia também promete uma boa experiência com web apps escritos com HTML5. Além disso, o dispositivo também poderá ser o primeiro a suportar a comunicação descentralizada.

E quanto ao hardaware, já se tem notícia que o smartphone terá CPU i.MX6 ou i.MX8, oferecerá uma tela touchscreen de 5 polegadas, 3 GB de memória LPDDR3 e um armazenamento interno de 32 GB eMMC. Entre outras características, está o Bluetooth 4, WiFi 802.11, conexão USB Type-C e GPU Vivante (com o driver Etnaviv).

O dispositivo deve custar US$ 599, e para quem já está animado, o aparelho será lançado apenas em 2019 e já estará pronto para envio logo no início do ano. Portando a empresa vai passar o ano de 2018 desenvolvendo o dispositivo para trazer a melhor experiencia possível aos usuários.

Oque achou dessa noticia, pretende ter um Librem 5? deixe aqui os seus comentários.

Fonte(s): LinuxBuzz

Um comentário:
Write comentários

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

MAIS ANTIGAS

Translate

Recent