RECENTES

DESTAQUES

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

A História do UNIX



Como um blog que aborda sobre Linux, não posso deixar de mencionar sobre o sistema que inspirou e possibilitou o desenvolvimento do Kernel Linux. O Linux surgiu com a proposta de ser um Minix mais usavel, e o Minix, foi uma modificação do UNIX, e para quem não sabe o x do nome Linux, mostra a sua origem. 

O sistema UNIX, é tido como pai da maioria dos sistemas Operacionais e tudo começou no inicio dos anos 60 através de uma parceria para a criação de um sistema Operacional, muito além do que se tinha até o momento. 

Tudo começou no início dos anos 60, quando ocorreu uma parceria entre a General Eletric, a MIT e a Bell Labs para desenvolver um sistema operacional inovador, e para isso juntaram um grupo de programadores renomados.

Porém em 1969 a Bell Labs se retirou do projeto alegando que três instituições com objetivos totalmente distintos dificilmente alcançariam uma solução que beneficiasse ambos os lados (o MIT fazia pesquisa, AT&T monopolizava os serviços de telefonia americanos e a GE queria vender computadores). Outra razão era que os programadores queriam incluir no Multics, tudo que havia sido excluído dos sistemas experimentais até então desenvolvidos. Há quem diga que os programadores ficaram ociosos e acabaram não chegando a lugar nenhum.

O Multics acabou sendo mais utilizado para fins educacionais, e o ultimo servidor Multics foi desativado no ano 2000, tendo seu código aberto disponível em 2007.

UNICS

No projeto MULTICS haviam programadores incríveis dentre os quais podemos destacar Ken Thompson que saiu do projeto com a retirada da Bell Labs mas prosseguiu estudando o sistema. Contudo o MULTICS se tratava de uma sistema de grande porte, não sendo compatível para testar e seu computador pessoal, um DEC PDP-7. A partir daí, em 1970, Ken Thompson resolveu escrever um sistema Operacional mais simples baseado do MULTICS, que rodasse em uma máquina com porte menor. Vendo a criação de seu amigo, Brian Kernighan deu o nome do novo sistema de UNICS ( uniplexed information and computing service).

Em 1973, o pesquisador Denis Ritchie que também trabalhava na Bell Labs criou uma nova linguagem de programação, a linguagem C, sendo uma evolução da então existente linguagem B. E para demonstrar sua eficiência, decidiu reescrever o UNICS, também alterando de UNICS para UNIX, e desde então a liguagem C e o sistema UNIX caminham juntas.

Por isso de se dizer que a maior parte do desenvolvimento do UNIX se deu pelo Ken Thompson, famoso por desenvolver a linguagem B e Dennis Ritchie criador da linguagem C.

Ao ser perguntado sobre o que o influenciou a desenvolver a linguagem C da maneira que fez, Dennis Ritchie afirmou "parecia a coisa certa a ser feita" e prosseguiu dizendo que qualquer pessoa que se encontrasse na mesma altura e no mesmo lugar que ele teria feito a mesma coisa.

O UNIX a princípio teve o seu desenvolvimento em código aberto, e em 1974 a AT&T autorizou o seu licenciamento para utilização do sistema pelas Universidades. Porém em 1977 por enxergar um grande potencial comercial no sistema, a AT&T investiu pesado no mesmo e acabou fechando o código para cobrar um valor de licenciamento do mesmo das empresas que estivessem interessadas. Contudo a Universidade de Berkeley já havia feito modificações na versão que recebeu com código aberto para uso acadêmico, o que desagradou a AT&T, levando a uma disputa aos tribunais na qual se arrastou até os anos 90, com ganho de causa para a Universidade. Porém devido a essa demora as partes do sistema que continham patentes da AT&T, foram reescritas do zero, permitindo que o BSD prosseguisse no meio acadêmico.  

O Sistema UNIX deu origem a maioria dos sistemas Operacionais existentes atualmente, dentre os quais se destacam o MINIX, o BSD, o OSX e o Linux. Temos alguns sistemas que não existem mais, mas que foram importantes para o estudo e desenvolvimento de outros sistemas e recursos como o Open Solaris e o Multics.

O Windows não pertence a essa família, pelo menos não de maneira clara, apesar de alguns alegarem que possui raízes UNIX, seu desenvolvimento se deu através da continuação do QS-DOS, sistema comprado pela Microsoft que pertencia a Seatle computadores, na qual foi remodelado dando origem ao MS-DOS, que através de desenvolvimentos contínuos teve grande incorporação no Windows 1.0 e prosseguiu sendo desenvolvido nas demais versões do sistema até os dias atuais

E nesse vídeo abordo os detalhes que levaram a criação do UNIX. Acompanhe e deixe a sua opinião.

História do UNIX

Fontes:

https://timmerman.wordpress.com/2010/01/09/a-histria-do-unix-resumida/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Unix






Nenhum comentário:
Write comentários

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

MAIS ANTIGAS

Translate

Recent