RECENTES

DESTAQUES

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

SAUDADES DO MANDRIVA? CONHEÇA O LINUX MAGEIA


Quando cheguei no mundo Linux, e estava começando a experimentar novas tecnologias. Me deparei com o fim do Mandriva, um sistema na qual eu estava sondando para testar. E com certeza esse sistema deve ter deixado muitos órfãos, que tiveram que migrar para outras distribuições Linux. 

Do Mandriva, surgiram duas principais ramificações o Rosa Linux, que se trata de um sistema russo, e o Mageia um sistema francês. Muitos podem indagar sobre o Openmandriva, mas este último de fato foi baseado no Rosa Linux e não diretamente no Mandriva.

O Mageia é um sistema Linux baseado no Mandriva, tendo seu início em 18 de setembro de 2010, quando um grupo de TI de uma das subsidiárias de Mandriva SA foi desligado, devido a instabilidades financeiras que a empresa  já estava passando,  esses colaboradores se reuniram e começaram o projeto Mageia. 

Reunindo experiências minhas e de outros usuários, chego a afirmar que o Mageia se trata do fork do Mandriva mais legítimo, possuindo alta compatibilidade com os pacotes rpm vindos do Fedora e do Opensuse, assim como o sistema que o inspirou.

Com o Mageia você estará mais próximo da experiência de estar usando um Mandriva atualizado em 2018 (Mera figura de linguagem pois o termo fork e o nome Mageia demonstram que, apenas o ponto de partida é comum entre ambos). 

Com o Mageia na versão 6 você pode experimentar um sistema amplamente robusto, que possui o Centro de controle Mageia, uma ferramenta muito semelhante ao Yast que existe no Opensuse, uma ferramenta poderosa para auxiliar na configuração e utilização do do mesmo. além da estabilidade de um sistema que só apresenta novas versões  quando de fato está pronto. Sendo que as mesmas estão em um ciclo que varia de 01 a 02 anos.

Com o Mageia você poderá desfrutar das versões com a interface Gnome Shell, KDE, Mate, XFCE e Cinnamon e demais interfaces gráficas, na qual você pode escolher durante a instalação. 

Espero que tenha auxiliado aos que desejavam testar o Mandriva, a encontrar uma boa opção.

Nenhum comentário:
Write comentários

Acompanhe o Canal RikerLinux No Youtube

HISTÓRIA DO GNOME SHELL

ADOÇÃO DE LINUX PELA PREFEITURA DE MUNIQUE NA ALEMANHA

MAIS ANTIGAS

Translate

Recent